UM TEXTO SOBRE A PÁSCOA
Neste domingo especial, queremos compartilhar um olhar poético e profundo sobre o significado da Páscoa. Escolhemos um trecho do texto “Um texto sobre Páscoa”, de Rubem Alves, publicado originalmente no site Fãs da Psicanálise.
A sensibilidade de Rubem Alves nos lembra que a Páscoa não se trata apenas de tradições religiosas ou símbolos culturais, mas de renascimento, transformação e liberdade. Confira abaixo um trecho do texto:
"Não entendo a Páscoa. Já me explicaram, mas esqueci. Me explicaram com palavras complicadas, difíceis, teológicas, e eu esqueci. O que entendo é isso: primavera é o tempo em que a vida explode em flores, cores, perfumes, cantos de passarinhos. A vida, adormecida durante o inverno, renasce.
Renascer é uma palavra bonita. Gosto de palavras. Elas são mágicas. Renascer. Ressuscitar. Páscoa é a festa da ressurreição. Ressurreição é isso: aquilo que estava morto volta a viver. Um dia enterrei uma cigarra. Enterrei-a dentro de um vidro transparente com tampa. Deixei o vidro na sombra, debaixo de uma árvore. Passado um tempo, fui ver: ela estava lá. Um inseto seco e morto. Mas não era ela. Era a casca dela. A cigarra tinha fugido. Ressuscitou.
Acho que Páscoa é isso. É quando a gente escapa da casca. Somos cascas de nós mesmos. Às vezes vivemos uma vida que não é vida. Só uma casca. A vida verdadeira está escondida dentro. E, de repente, por milagre, a vida se solta da casca e voa...
Acho que foi isso que aconteceu com Jesus. A vida verdadeira dele não estava no corpo que morreu. O corpo era a casca. Ele voou... E deixou a casca no túmulo."
Para ler o texto completo, acesse:
https://www.fasdapsicanalise.com.br/um-texto-sobre-pascoa-por-rubem-alves
Desejamos a todos uma Feliz Páscoa, repleta de sentidos, renascimentos e esperança!
E lembre-se: o papo nunca acaba quando se trata da nossa língua!
Até o próximo post!
Que texto perfeito !!!!
ResponderExcluirAmo todos os conteúdos desse blog ❤️
Ficamos felizes por estar gostando!
ExcluirÓtimo conteúdo, o texto com uma ótima abordagem!!
ResponderExcluirMuito obrigada!
ExcluirAchei muito interessante a publicação, ótimo conteúdo, com uma bela abordagem e linguagem simples porém bem explicativa
ResponderExcluirObrigada! Realmente queremos usar uma linguagem acessível!
ExcluirO que o autor não observou é que quando O Senhor Jesus Cristo ressuscitou, Ele ressuscitou no mesmo corpo, porque quando Maria Madalena foi procurar o corpo do nosso Salvador Jesus Cristo, Ela não o encontrou, então não devemos comparar a metamorfose de uma borboleta como o nosso corpo, que é perfeito, com a casca de uma borboleta, que é um processo de transformação pela qual ela passa para ser transformada numa linda borboleta, no caso uma linda cigarra.
ResponderExcluirRealmente, do ponto de vista teológico, a ressurreição de Jesus Cristo é única e plena — Ele ressuscitou em corpo e espírito.
ExcluirA crônica de Rubem Alves, por outro lado, parte de uma abordagem mais simbólica e poética, característica de sua escrita. Com o objetivo de sugerir sentidos mais existenciais e humanos sobre renascimento e transformação.
Ficamos felizes com esse diálogo respeitoso — é justamente essa troca de olhares e interpretações que enriquece nosso espaço aqui.
Seja sempre bem-vindo(a)!